Copacabana Palace – Rio de Janeiro

Este ano, o hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, está em festa por um motivo muito especial: a celebração de seus 90 anos! Construído entre 1919 e 1923, a pedido do então presidente da República, Epitácio Pessoa, o empresário Octávio Guinle decidiu erguer um hotel 5 estrelas em frente à quase deserta e desconhecida praia de Copacabana. A ideia foi considerada ousada para a época – mas após a inauguração não tardou muito até que o hotel se tornasse um ícone da hotelaria de luxo brasileira.

Ao longo de sua história, o Copacabana Palace hospedou reis e rainhas, príncipes e princesas, chefes de Estado e inúmeras celebridades – por lá passaram nomes como a princesa Diana e o príncipe Charles, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, os cantores Michael Jackson e Madonna, a banda The Rolling Stones, as atrizes Marylin Monroe e Brigitte Bardot, entre muitos outros.

Apesar de ter sido ameaçado pelo surgimento de empreendimentos mais modernos, reformado diversas vezes e até mesmo ter sofrido risco de demolição, o Copa – como é carinhosamente chamado pelos cariocas – se manteve firme, e 90 anos após sua inauguração preserva a elegância do passado. Em 2008, o hotel foi tombado como patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


*Imagens ilustrativas, valores e datas podem ser alterados sem aviso prévio.