(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

A exótica e saborosa culinária da Tailândia

Uma das maiores experiências ao visitar a Tailândia é experimentar a culinária do país. A comida tailandesa é um rico universo de aromas, sabores, texturas e temperos a ser descoberto! Essa incrível combinação resulta na mistura exótica de quatro elementos: o salgado, o doce, a pimenta e o ácido. Definida como delicada e equilibrada, a cozinha thai precisa ser apreciada não apenas com o paladar, mas com os olhos e a alma!

 

Os ingredientes

A culinária tailandesa tem como base o arroz de jasmim, que está presente em praticamente todos os pratos, o curry, que adiciona um sabor único e marcante, e os molhos, temperos curingas. O leite de coco também é muito usado para suavizar o sabor de ingredientes mais fortes.

Os tailandeses não costumam utilizar o sal refinado e procuram outras alternativas para salgar os pratos. Um deles é o molho de peixe, um dos temperos essenciais na culinária tailandesa.

Devido ao clima tropical e o rico solo do país, as frutas e vegetais exercem importante função nos pratos típicos do país. Conhecido como o rei das frutas, o Durian possui aparência semelhante à da jaca e um sabor adocicado. Já a rainha das frutas é a mangostins, de sabor agridoce e interior delicado.

As bebidas mais consumidas no país envolvem chás, leite e bebidas fermentadas. Uma delas é o Cha Yen, chá de ceilão servido com gelo e leite. Outra bebida muito consumida é o Krating Daeng, o verdadeiro Red Bull proveniente da Tailândia. A diferença é que por lá, a bebida energética é feita sem gás.

 

Pratos típicos

Embora pareça simples, é uma gastronomia refinada e que exige um meticuloso tempo de preparo e muita precisão.

Pad Thai

Sem dúvidas, o prato mais conhecido da Tailândia é o Pad Thai. Independente das inúmeras formas e ingredientes de preparo, a sua base é de macarrão de arroz frito salteado com molho de soja, broto de feijão, ovo, tofu, amendoim e alguma proteína, que pode ser carne, camarão ou frango.

Fried Rice

Semelhante ao Pad Thai, o Fried Rice é o arroz frito servido com molho menos adocicado e acompanhado de verduras e frutas.

Som Tam

A Som Tam é servida geralmente de acompanhamento do prato principal. A salada mistura os quatro elementos da culinária tailandesa. Seu ingrediente principal é o mamão verde, servido com molho de peixe, legumes, chilli e suco ácido de tamarindo ou limão.

Tom Yum Kung

Uma das sopas preferidas dos tailandeses é a Tom Yum Kung, feita com leite de coco, soja, lima, cogumelos, frango, camarões picantes e diversas especiarias como o coentro, pimenta e cúrcuma.

Mango Sticky Rice

A Mango Sticky Rice é a sobremesa mais famosa da Tailândia. O prato é uma espécie de arroz doce feito com leite de coco servido com pedaços de manga madura.

Curiosidades

  • O café da manhã na Tailândia costuma iniciar com algum chá quente servido com gelo, seguido pelo khao tom, uma sopa de arroz jasmim fervido em que é adicionado caldo de frango ou peixe.
  • As refeições geralmente são consumidas com garfo e colher ou os famosos hashis. A faca nunca é usada, já que os ingredientes sempre são servidos em pequenos pedaços.
  • Deixar ao menos uma colherada de comida no prato é símbolo de fartura.
  • Uma característica marcante do país é a comida de rua, considerada também uma expressão cultural.

Ficou com água na boca? A Viaggi te leva para a Tailândia!

 

Mande seu comentário!