(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Dicas de viagem para Jericoacoara

A 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará, Jericoacoara é considerado um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A vila do município de Jijoca conserva o clima rústico e coleciona belezas naturais ímpares, sendo um verdadeiro santuário ecológico. Apelidada carinhosamente de Jeri, Jericoacoara foi declarada Área de Proteção Ambiental em 1984 e tornou-se Parque Nacional em 2002. A infraestrutura do local transporta os visitantes para um destino imerso na natureza, no qual as ruas são de terra, os veículos não chegam e a iluminação pública fica por conta da luz da lua e das estrelas.

 

Como chegar

Para se locomover até Jericoacoara, a melhor opção é através do Aeroporto Internacional de Fortaleza.

O transporte de Fortaleza até Jericoacoara pode ser feito via ônibus ou transfers privativos em veículos 4×4. Visto que é proibida a entrada e circulação de veículos não autorizados na vila, os turistas que viajarem com o próprio carro terão o custo extra de estacionamento e deslocamento de caminhonete, bugue ou jardineira até a Vila de Jeri.

Inaugurado em 2017, o aeroporto de Jericoacoara opera voos diretos de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife em dias específicos.

Quando ir

Jericoacoara é um dos raros lugares do Brasil onde é possível assistir ao espetáculo do nascer e pôr do sol e da lua. Entre meados de junho e meados de agosto, acontece o fenômeno em que o pôr do sol se encaixa perfeitamente na abertura da Pedra Furada.

De fevereiro a maio acontecem as chuvas, que formam as famosas lagoas da região. A temperatura média do verão é de 35°C, enquanto no inverno é de 26°C.

Os fortes ventos que dominam a região entre os meses de julho e dezembro e nos meses de agosto e setembro são indicados para a prática do kite e windsurfe.

O que fazer

Pedra Furada

A Pedra Furada é o cartão-postal de Jericoacoara. Trata-se de uma pedra alta, com uma enorme fenda no meio. Para chegar ao local é necessário caminhar por cerca de 30 minutos, percorrendo praias, cavernas e piscinas naturais da região.

Duna do Pôr do Sol

Como o próprio nome já diz, a Duna do Pôr do Sol é o local de encontro dos turistas para observar o sol se pondo no mar. Um passeio clássico para o fim da tarde!

Praias

As praias estão entre as belezas atrativas de Jericoacoara. A Praia da Malhada é indicada para o surfe, com boas ondas e pouco movimento. Já a Praia do Preá é ideal para a prática do windsurfe. Enquanto isso, a Praia de Jericoacoara possui excelente estrutura de bares, restaurantes e hotéis e possui uma grande faixa de areia.

Lagoas

Além das praias, as cristalinas e calmas lagoas cercadas por dunas são as protagonistas da região. Entre elas, a Lagoa da Tatajuba, a pequena Lagoa do Coração e a Lagoa de Jijoca, que se divide em duas: a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul.

Mangue Seco

Localizado em plenas dunas, o Mangue Seco é um pequeno povoado cuja principal atração é sua lagoa margeada por uma faixa de mangue. Por lá, os turistas podem conhecer um viveiro natural de cavalos-marinhos, observar caranguejos e outros animais.

 

Já fez as suas malas? Então vamos para Jeri com a Viaggi Turismo!

 

Mande seu comentário!