(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Curiosidades e costumes da Irlanda

Viajar envolve vivenciar a cultura e as tradições de outro destino. Entender como se comunicam, saber o que comem e fazer parte de sua rotina é o que denomina uma autêntica experiência de viagem. Nesse sentido, alguns países chamam atenção por suas peculiaridades culturais. Esse é o caso da Irlanda, um país surpreendente! De influência celta, a cultura irlandesa é repleta de lendas sobre duendes, fadas e seres mitológicos. Vamos juntos conferir?

 

Idioma

O irlandês e o gaélico são considerados os idiomas oficiais da Irlanda. Apesar de fazer parte da Europa, o inglês é o idioma que predomina no país. O irlandês – também conhecido como gaélico – é mais falado nas cidades do interior.

 

Clima

Por lá, o sol dificilmente aparece e a maior temperatura registrada foi de 33°C. Os dias são predominantemente cinzas, com a presença de fortes ventos e chuva.

 

Hábitos

  • As telenovelas estão enraizadas na cultura da Irlanda, tendo até mesmo forte apego aos personagens. Diferente do Brasil, as novelas no país podem chegar a durar anos.
  • Para os irlandeses, a vestimenta deve prezar pelo conforto. Faz parte do dia a dia o uso de roupas bem largas, incluindo até mesmo moletons duas vezes maiores do que o corpo.
  • Assim como na Inglaterra, o consumo de chá com leite é muito comum na Irlanda. Outra peculiaridade em comum é o fato da direção ser feita pelo lado esquerdo da rua.
  • A Irlanda é um dos países que mais consome cerveja em todo o mundo. No entanto, a prática começa em média às 18 horas, já que os bares fecham cedo. Já em supermercados e lojas de conveniência estabeleceram horários para a compra de bebidas alcóolicas: das 10:00 às 22:00.
  • O café da manhã é a refeição mais importante para os irlandeses, que optam pela fartura. A famosa refeição é composta por ovos, bacon, feijão, torrada, tomate e outros alimentos.

 

Características

  • Não é à toa que a Irlanda é vista como o país mais altruísta da Europa. O espírito caridoso faz parte dos irlandeses e cerca de 70% da população contribui com trabalho ou ações voluntárias.
  • Geralmente os banheiros das casas não possuem tomadas e interruptor de luz devido ao elevado índice de umidade no país. As casas não possuem área de serviço, tendo a máquina de lavar na própria cozinha.
  • Como um povo muito educado, os irlandeses têm o costume de pedir desculpas por tudo, mesmo sem ter culpa. Prepare-se para ouvir muito o termo ‘’sorry’’! Enquanto isso, a expressão ‘’cheers’’ é usada para agradecer.
  • Na Irlanda, principalmente em Dublin, a internet marca presença em todo lugar. Até mesmo os ônibus dispõem wi-fi gratuito para seus passageiros.
  • A cultura de pubs é quase lei na Irlanda. Na capital, estão espalhados mais de 600 pubs com muita música, bebida e alegria.
  • O horário comercial padrão de muitas lojas e estabelecimentos é das 9h às 17h, até mesmo no caso de shoppings.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os costumes da população irlandesa? Sabe de mais algum? Conta pra gente nos comentários!

 

Mande seu comentário!