(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

As sorveterias para conhecer em Florença

Em cada esquina, uma gelateria. Não é à toa que a Itália é considerada a terra do gelato! São cerca de 40 mil sorveterias espalhadas pelo país, com os mais diversos sabores e técnicas de produção. Ou seja, você pode esperar uma surpresa agradável em cada uma delas! Afinal, a essência do país gira em torno de seu riquíssimo universo gastronômico.

Apesar da origem do sorvete ainda ser incerta, sabe-se que o doce explodiu na Itália durante o Renascimento. Sendo assim, Florença é considerada por muitos, a cidade onde a paixão pelo gelato começou. Por isso, ao visitar a capital da Toscana, você precisa incluir as seguintes sorveterias no seu roteiro:

 

Vivoli

A Vivoli é a sorveteria mais antiga de Florença. Aberta desde 1930, a sorveteria ganhou destaque mundial e abriu filiais em Nova York e Orlando. A receita é segredo de família, passada de geração em geração. No entanto, muitos dizem que no início, o gelato era produzido com neve vinda das montanhas de Valombrosa.

Endereço: Via Dell’Isola dele Stinche, 7r

 

Santa Trinita

Apesar de ter localização privilegiada como atrativo, a boa fama da sorveteria Santa Trinita está relacionada aos produtos de qualidade usados na fabricação dos sorvetes artesanais. A cremosidade do doce, o bom atendimento e a beleza do palácio onde está situada estão entre os pontos altos da experiência.

Endereço: Piazza De’ Frescobaldi 11/12/r 

 

La Carraia

Com duas lojas dispostas em lados opostos ao longo do rio Arno, a La Carraia tem sido uma das mais movimentadas sorveterias de Florença. A variedade de sabores, o valor e a textura do gelato fazem sucesso entre os turistas. Além dos sorvetes, a gelateria serve doces frios como cheesecakes.

Endereço: Piazza Nazario Sauro 25, 50124

 

Grom

A Grom é uma franquia de gelaterias aberta em várias cidades italianas e em outros países da Europa e Estados Unidos. A diferença aqui é a preocupação com a matéria prima em seu estado mais natural possível e o cardápio, que muda de sabores a cada mês, de acordo com os ingredientes da estação.

Endereços: Via del campanile 2 – Centro commerciale I Gigli, via San Quirico, 164

 

Carapina

Outra sorveteria que aposta no cardápio de acordo com as frutas da estação é a Carapina. Aqui, a fruta é prioridade e deve passar por um rigoroso controle de qualidade. A Carapina ainda aposta em sabores excêntricos, com queijos, verduras e ervas como o manjericão.

Endereços: Piazza G.Oberdan 2/r – Via Lambertesca 18/r

 

Gelateria dei Neri

Símbolo da street food, a Via dei Neri abriga a sorveteria de mesmo nome, a poucos metros do Palazzo Vecchio. O cardápio da Gelateria dei Neri engloba sabores exóticos, clássicos e os que variam com as frutas da estação. O preço dos sorvetes é outro ponto alto.

Endereço: Via De’ Neri 9/11R, 50122

 

Gelateria de’ Medici

Por último, a tradicional Gelateria de’ Medici divide os visitantes pelas delícias do cardápio e o refinamento do ambiente. O local é famoso por uma das maiores variedades de sabores de Florença e outras invenções, como o sorvete dentro da fruta e os bolos floridos.

Endereços: Via dello Statuto 3-5 Russo – Piazza Beccaria 7r

 

Hummm… Impossível resistir à essa tentação! Acompanhe o nosso blog para muitas outras dicas de viagem ao redor do mundo.

Mande seu comentário!