(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

A fascinante cultura do México: da gastronomia ao artesanato

De origem milenar, a cultura do México é cercada por uma imensa riqueza histórica. Os diversos povos que viveram em território mexicano desenvolveram tradições que perduram até hoje no país. Vamos juntos mergulhar no universo cultural do México!

 

Festas

As festividades fazem parte da identidade mexicana desde os tempos pré-colombianos. Cada região do país conserva um jeito peculiar de celebrar datas comemorativas, seja ela mística ou liberal, mas sempre muito alegre e colorida. Para os mexicanos, nada é motivo de tristeza, nem mesmo a morte. Prova disso é o fato de ser o Dia dos Mortos como uma das principais festividades do país. Todos os anos, de 30 de outubro a 2 de novembro, a população se reúne com música, decoração, fantasia e orações para honrar aqueles que já faleceram.

Outra importante festa das artes e da cultura do México acontece em Guanajuato: o Festival Cervantino. O evento tem como objetivo apresentar as artes cênicas de todo o mundo, com ênfase nas criações artísticas em espanhol. As criações abrangem a dança, o teatro, a literatura, as artes visuais e outros.

Por fim, quem nunca se lembrou do México com o som dos mariachis? Em muitos bares, restaurantes, praças e teatros do país, a visita é embalada pelo som emblemático. Guadalajara, a segunda maior cidade do país, é a terra natal da tradição e gênero musical.

Gastronomia

Famosa no mundo inteiro por suas comidas típicas, a gastronomia mexicana mescla influências espanholas, americanas e indígenas resultando em sabores inconfundíveis. Declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade, a culinária do México sofre alterações e varia de acordo com a região do país. No entanto, ingredientes como milho, tomate, feijão, abacate, os diversos tipos de pimenta e a carne (de vaca ou porco) se mostram fundamentais em todo o território.

Os pratos tradicionais vão além dos tacos, tortillas, chilli, guacamole, burritos e churros. No Norte do México, vale experimentar a machacha, receita de carne desfiada com ovo e molho picante. Já no Sul, os tamales – massa de milho com recheio doce ou salgado – e os frutos do mar reinam.

Arquitetura

Não é à toa que o México é considerado uma das nações mais ricas em elementos arquitetônicos do mundo. Andar pelas ruas do país é deixar-se envolver por uma fascinante mistura de estilos artísticos e elementos europeus e coloniais.

Do período de colonização espanhola, as cidades de Puebla, San Miguel de Allende, Oaxada e outras cultivam as casinhas coloridas, as ruas de paralelepípedo e as praças arborizadas. Enquanto isso, a modernidade toma conta de cidades como Mérida e Cidade do México, que colecionam imponentes edifícios, prestigiados restaurantes, lojas de marcas famosas, importantes museus e muito mais.

Artes

Das novelas mexicanas ao comércio de artesanato, o México não deixa a desejar quanto o assunto é a arte. O país teve a contribuição artísticas de nomes como Frida Kahlo, Octavio Paz, Francisco Toledo, Carlos Fuentes e tantos outros que deram o devido reconhecimento para o universo de artes do país.

No artesanato, não podemos deixar de mencionar objetos que representam a cultura mexicana mundo a fora. O sombrero, as cerâmicas produzidas com barro negro, as máscaras coloridas e peças indígenas automaticamente nos levam a pensar no México.

Mande seu comentário!