(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Um daqueles incríveis acontecimentos capazes de nos deixar sem palavras. A aurora boreal está na bucket list de qualquer viajante apaixonado pelas belezas deslumbrantes da natureza. O jogo de cores e luzes que enfeita o céu escuro durante o inverno é o que move muitos turistas para as regiões polares do mundo. A Viaggi Turismo listou tudo o que você precisa saber sobre o fenômeno:

 

O que é

A aurora boreal é o fenômeno no qual um intenso brilho toma conta do céu noturno em pontos específicos do planeta, sendo visível pelos olhos humanos. De forma resumida, as auroras boreais ocorrem por conta do contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra. O fenômeno não se limita apenas ao nosso planeta, ocorrendo também em Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.

A aurora boreal pode se expressar de diversas formas, seja por pontos de luz, faixas horizontais ou pequenos círculos luminosos. As cores são tão variadas quanto as do arco-íris. Vermelho, laranja, verde, azul, amarelo e até lilás podem ser vistas colorindo o céu de uma maneira tão intensa que pode ser vista do espaço.

 

Países

A aurora boreal pode ser vista em países nos arredores do Polo Norte, como em algumas regiões da Noruega, Finlândia, Islândia, Groelândia, Canadá, Suécia, Rússia e Escócia. Nos Estados Unidos, o fenômeno pode ser visto no estado de Alasca. Já no Hemisfério Sul, um fenômeno similar ganha o nome de aurora austral, encontrado na Nova Zelândia e na Antártida.

 

Época

A melhor época para encontrar a aurora boreal é quando noite e dia têm o mesmo tempo de duração. Esse fenômeno é chamado de equinócio, que no Polo Norte, acontece apenas duas vezes ao ano: na primavera e no outono. A probabilidade de se deparar com a aurora boreal nos equinócios é muito grande. Porém, nunca é certeza de que o fenômeno realmente irá acontecer. A aurora boreal também pode acontecer em outras épocas do ano.

 

Viagem

Em uma viagem de busca exclusiva pela aurora boreal, o recomendável é optar pela hospedagem longe de áreas urbanas, onde a poluição é menor e a visibilidade é melhor. Para ter mais chance de sucesso, fique pelo menos uma semana no destino. Lembre-se que por ser um fenômeno natural, não é possível prevê-lo com muita antecedência.

 

Vestuário

Não se esqueça que nestes locais as temperaturas costumam ser muito baixas, portanto prepare-se para o inverno rigoroso com casacos quentes, luvas, cachecóis, gorros e botas para enfrentar a neve. E claro, o item fundamental: a maquina fotográfica para documentar cada segundo desta experiência única.

 

Agora é só escolher o destino e começar a planejar a sua aventura em busca do fenômeno da aurora boreal!

Mande seu comentário!