(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

A cultura dos vikings na Noruega

Qual a primeira imagem que lhe vem à cabeça quando falamos de vikings? Certamente você pensa em capacetes com chifres, esculturas de madeiras e homens furiosos embarcando em navios-dragão. No entanto, o papel dos vikings na história vai muito além de meros piratas. Artesões, comerciantes, administradores e contadores de histórias foram algumas de suas ocupações ao longo dos anos.

 

História

Originários da Escandinávia, região da Europa que abrange Noruega, Suécia e Dinamarca, os vikings exercem até os dias de hoje papel fundamental na formação do continente. Graças à atividade agrícola, o comércio marítimo e o artesanato, os vikings estabeleceram uma rica cultura que exerce influência mundial.

A localização geográfica deu caraterísticas capazes de distinguir os vikings de outros povos: pele bem branca, olhos claros e cabelos loiros ou ruivos.  Daí veio a fama de fantasmas, o que acabou por ajudar a disseminar o medo em seus inimigos.

 

Noruega  

A Noruega é um dos três países que compreendem a Escandinávia, tendo sua história e cultura intrinsecamente ligada ao povo viking. O país nórdico é conhecido por suas belezas naturais, de imponentes fiordes ao incrível fenômeno da aurora boreal, e pelo fato de ser um dos países com o melhor Indice de Desenvolvimento Humano do mundo.

Em razão dos grandes fiordes da Noruega, os vikings acabaram por se tornar especialistas no transporte marítimo, desenvolvendo uma embarcação propícia para navegar em condições extremas. Os barcos-dragão eram estreitas embarcações feitas de madeira, com duas pontas e um casco raro. O potencial marítimo dos vikings era tanto que as frotas não demoraram a alcançar a Inglaterra, Escócia, França e Irlanda.

 

Atrações

Está de viagem marcada para a Noruega e quer viver pessoalmente o passado viking? A seguir, apresentamos 4 atrações espalhadas pelo país que celebram a importância dos vikings na cultura norueguesa:

Museu do Barco Viking – Oslo

A dez minutos do centro de Oslo, o Museu do Barco Viking tem em seu acervo três embarcações originais, sendo dois dos navios vikings mais bem preservados do mundo. Além disso, o museu conta com artefatos históricos, vestimentas, joias e ferramentas da Era Viking.

Museu Viking – Lofoten

No arquipélago de Lofoten, o visitante se depara com uma rica experiência interativa no passado viking. As possibilidades incluem degustação da gastronomia tradicional, passeio de barco, oficina de produção de utensílios e reproduções teatrais da vida e costumes da época. É em Lofoten que todos os anos também ocorre o Viking Festival no mês de junho.

Centro Cultural de Stiklestad

De imensurável importância histórica, Stiklestad era o campo de batalha onde Rei Olavo havia sido derrotado em 1030. A batalha é reencenada no centro cultural instalado no local, além de outros festivais, visitas guiadas e exibições.

Fazenda e Centro Histórico de Avaldsnes

Imagine um lugar onde o modo de viver dos vikings foi recriado com autenticidade… Esse lugar é a Fazenda e Centro Histórico de Avaldsnes, que faz parte de um projeto experimental em conjunto com o Museu Arqueológico de Stavanger. Por lá, você encontra utensílios, vestimentas e construções típicas da época.

 

Agora que você já conhece o legado dos vikings na Noruega, é hora de programar sua viagem para o país!

Mande seu comentário!