(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Como visitar a Grande Barreira de Corais na Austrália

Do outro lado do planeta, a Austrália encontra-se cercada por uma obra-prima viva de beleza imensurável. Ao longo de 2.300 km do litoral de Queensland, a Grande Barreira de Corais se estabeleceu como o maior sistema de recifes do mundo. Composta por 2.900 recifes individuais e 900 ilhas, a área é tão grande que pode ser vista do espaço. Para se ter uma ideia da dimensão do local, podemos levar em conta o território do Japão como semelhante.

 

Diversidade

A Grande Barreira de Corais é o lar de 400 tipos de corais, 30 mamíferos marinhos, 6 espécies de tartarugas-marinhas, 215 espécies de aves e pelo menos 330 espécies de ascídios. Sem contar que o sistema recifal abriga cerca de 10% do total de espécies de peixes do mundo.

Em reconhecimento ao importante significado da região, a UNESCO listou a Grande Barreira de Corais como Patrimônio da Humanidade. No entanto, as mudanças climáticas e o aumento da temperatura do oceano têm ameaçado cada vez mais essa maravilha natural do mundo.

 

Passeios

Apesar de ser o principal passeio, há outras formas de apreciar a beleza envolvente da Grande Barreira além do mergulho. É possível sobrevoar a região de avião ou helicóptero para uma vista privilegiada, andar de lancha, navegar em um cruzeiro ou ainda se hospedar em um catamarã de luxo na barreira.

Os mais aventureiros podem se aventurar em um salto de paraquedas, bungee jump, asa-delta, kitesurf, jet ski e outros esportes.

 

Melhor época

O verão australiano, que acontece de dezembro a fevereiro, é a melhor época para mergulhar na Grande Barreira de Corais. A temperatura nesse período varia entre 24°C e 31°C, sendo responsável por boa parte da precipitação anual da região. Durante a estação, a temperatura das águas alcança os 29°C e a visibilidade pode chegar a mais de 50 metros.

 

Ponto de partida

A imensidão da Grande Barreira de Corais permite que ela seja explorada entre seus dois extremos, a partir de diversos destinos na costa leste e oeste da Austrália. Os barcos que levam visitantes para conhecer a região partem de lugares como Arlie Beach, Cairns e Port Douglas. Além de ter o passeio como atração, essas cidades contam com estrutura turística, belas praias, restaurantes, lojas e outros atrativos.

 

Cairns

Considerada a maior cidade litorânea de Queensland, Cairns é o principal ponto de partida para os passeios no sistema recifal. A ótima visibilidade para mergulhos, o clima tropical, a proximidade de muitas atrações e o fácil acesso pelo aeroporto da cidade tornam Cairns um destino muito procurado.

 

Não precisamos nem dizer o quanto a visita vale a pena, não é mesmo?! Viva todas as cores, a diversidade de seres vivos e a transparência do mar australiano nesta experiência inesquecível! Fale com a Viaggi para começar a planejar a sua ida à Grande Barreira de Corais da Austrália.

 

Mande seu comentário!