(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

San Andrés, Providencia e Santa Catalina: o arquipélago colombiano do Caribe

Poucos sabem, mas a paradisíaca ilha de San Andrés faz parte de um arquipélago que engloba outras duas ilhas: Providencia e Santa Catalina. Apesar de San Andrés levar todo o mérito pela beleza da região, todo o conjunto é responsável pela fama de ‘’Mar de Sete Cores’’ do Caribe. Considerado território da Colômbia, o arquipélago de apenas 26km² encontra-se nas proximidades da Nicarágua e de Honduras, em pleno coração do Oceano Atlântico. Além das três ilhas, a região ainda é composta por diversas ilhotas, chamadas de cayos.

San Andrés

A mais visitada ilha do arquipélago é também a maior delas, reunindo milhares de atrações e pontos turísticos. Além de ter as belíssimas praias de Peatonal, San Luís e Coco Plum, a ilha de San Andrés conta com o divertido parque West View, onde o visitante pode nadar com os animais, se aventurar em tobogãs e praticar snorkel.

Entre os pontos turísticos, podemos destacar a Caverna de Morgan e a Hoyo Soplador, uma curiosa fenda no meio de pedras que solta vento com o balanço das ondas do mar. San Andrés também é um ótimo destino de compras, já que a ilha está isenta de impostos.

Aproveite para conhecer outras ilhas próximas, como é o caso de Johnny Cay e Haynes Cay. Outro lugar bacana é a ilhota de Rose Cay, conhecida como ‘’El Acuario’’ por conta da transparência de suas piscinas naturais, nas quais é possível avistar muitos peixes coloridos da região.

Providencia

Em um ritmo pacato de vida e pouco mais de 5 mil habitantes, Providencia permite uma viagem de mais tranquilidade. A 72 km de San Andrés, a ilha reserva as belas praias de Manzanillo, Agua Dulce e South West Bay, e outros pontos imperdíveis como o Parque Nacional McBean Lagoon e a ilhota de Cayo Cangrejo.

Santa Catalina

Santa Catalina está ligada a Providencia através da Ponte dos Namorados. Ambas estão rodeadas pela terceira maior barreira de corais do mundo, o que torna a região o paraíso do mergulho. Por lá, a grande diversidade de vida marinha e a visibilidade das águas são os principais atrativos. A ilha ainda possui lugares históricos, a exemplo do Fort Warwick, onde estão instalados alguns canhões para a defesa da ilha antigamente.

Clima

Com clima quente durante o ano todo, a temperatura média do arquipélago oscila entre 27°C e 30°C. Os meses de dezembro a março são considerados os melhores para conhecer e realizar atividades na região. Mesmo fora da rota de furacões do Caribe, com pico em agosto e setembro, o arquipélago pode ser afetado pelo fenômeno com ventos fortes e chuvas.

Entrada

Todos que visitam San Andrés, Providencia e Santa Catalina, inclusive os próprios colombianos, devem efetuar o pagamento de uma taxa de turismo ainda no aeroporto. Em 2018, o valor da taxa era de 109.000 pesos colombianos, algo em torno de R$ 150,00. Para pagar a taxa, é necessário apresentar o passaporte e preencher um formulário, que deve ser apresentado na entrada e saída do arquipélago.

 

Vale a pena visitar as três ilhas durante a sua passagem pela Colômbia!

Mande seu comentário!