(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

As maravilhas do Atacama: 5 passeios imperdíveis

As maravilhas do Atacama: 5 passeios imperdíveis

San Pedro de Atacama, ou simplesmente Atacama, é o deserto mais alto e seco do mundo! Pode ser difícil imaginar que um cenário tão árido, com chuvas escassas, possa atrair tantos visitantes. Acontece que, entre áreas inóspitas comparadas à lua ou mesmo a Marte, o Atacama concentra paisagens impressionantes cheias de vida!

São vulcões, lagoas, gêiseres, salares e várias formações rochosas inimagináveis sob um céu espetacular. Um lugar tão exuberante é, muitas vezes, descrito como de “outro planeta”. Um outro planeta bem pertinho: ao norte do Chile, o Atacama está entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes.

A 2.300 metros de altitude, a pequena cidade de San Pedro de Atacama, com cerca de 5 mil habitantes, é o ponto de partida para as belezas do deserto. Um cenário rústico, com ruas de terra e casinhas de adobe. O vilarejo concentra vários restaurantes típicos e diversas opções de hospedagem, desde simples pousadas até luxuosos resorts All Inclusive.

Existem diversas excursões e passeios disponíveis no Atacama. Porém, entre as agências e viajantes, há o consenso sobre as atrações principais.  Confira 5 passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro no Deserto de Atacama!

Valle de La Luna

Quando se diz que o Atacama “lembra” a lua, é exatamente sobre o Valle de La Luna que se fala. As exóticas formações rochosas que mais parecem coisa de “outro mundo”, somadas ao solo “lunar” e à aridez severa na qual parece impossível sobreviver. Atração obrigatória do Atacama, o vale é um dos principais cartões-postais do deserto.

Um cenário formado por dunas de areia, rochas pontiagudas, minas abandonadas e campos de sal cuja o principal barulho é o do vento. Os tons ocre avermelhados tomam conta da paisagem. Do alto da Pedra do Coyote, um dos pontos de parada nas excursões ao vale, é possível ter uma panorâmica e entender o porquê do nome.

Valle de La Muerte ou Valle de Marte

Outro passeio clássico do Deserto de Atacama, o Valle tem uma história curiosa desde o nome. Os locais dizem que o nome correto é Valle de Marte. O nome “Morte” teria surgido a parir de um erro de pronúncia. Valle de Marte é a nomenclatura oficial do local no site do governo chileno.

Dono de uma das paisagens mais singulares do deserto, o Valle de Marte é o ponto mais indicado para apreciar o pôr do sol. A caminha à beira do cânion, a descida por dunas gigantescas e a contemplação do fim do dia fazem do passeio ao Valle de Marte um dos pontos fascinantes da viagem. É possível praticar vários esporte nos Valles, desde o trekking para reconhecimento até sandboard e mountain bike.

Piedras Rojas

Piedras Rojas é um dos passeios mais famosos do Atacama. Um passeio technicolor, cheio de cores vibrantes. A mais de 4 mil metros de atitude, pedras de variados tamanhos ganham coloração avermelhada devido à concentração de ferro oxidado. Uma imensa lagoa adorna Piedras Rojas, formando um contraste surreal entre o azul das águas e o tom avermelhado das pedras.

Lagunas Altiplânicas

Feito, geralmente, junto às Piedras Rojas, o passeio para as Lagunas Altiplânicas inclui visitas à Laguna Miscanti e Laguna Miñisque. Cercadas por vulcões, as lagunas são de um azul intenso. A paisagem depende da estação, no inverno as lagunas ficam parcialmente congeladas e o acesso é reduzido. Essa parte do deserto, a mais de 4 mil metros, dá lugar à uma vegetação tímida e à vida animal. Não raro, o viajante poderá tirar fotos com as vicuñas, animal típico da região.

Salar do Atacama

Parte da Reserva Nacional Los Flamencos, o Salar do Atacama está na fronteira entre Bolívia e Argentina. Com cerca de 320 mil hectares de extensão, o maior depósito de sal do Chile possui fauna e flora exuberantes.  O local é casa de lagoas que atraem diversas aves migratórias, como gaivotas, gansos e três tipos diferentes de flamingos. A Laguna Chaxa é o setor mais visitado durante excursões.

A visita ao maior depósito de sal do Chile, geralmente, inclui um passeio ao povoado de Toconao. Vinícolas atacamenhas também podem integrar o passeio. Uma das atrações mais impressionantes do deserto de sal são os Ojos del Salar:  duas crateras misteriosas e gigantescas, recheadas com águas azuis.

Que tal conhecer o Deserto do Atacama e se hospedar em um dos melhores resorts da região? Conheça o deserto mais alto do mundo e hospede-se no luxuoso Alto Atacama Desert Lodge & Spa! Com o pacote especial você desfruta de 4 noites de hospedagem no sistema All Inclusive, com excursões, acesso ao spa e bicicletas!

Contate nossos consultores e faça a sua reserva!

Mande seu comentário!