(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Islândia: Reykjavík e Círculo Dourado

Islândia_reykjavik

Lar de algumas das maiores geleiras da Europa, assim como de alguns dos poucos vulcões ainda ativos no mundo, a Islândia é um país surpreendente. The Land of Fire and Ice (Terra do Fogo e do Gelo) como é conhecida, é um destino para ser explorado sem pressa. As belezas naturais são a maior atração do país, graças a sua localização singular. No meio do Oceano Atlântico, no topo do mapa-mundi, a Islândia é a segunda maior ilha da Europa. Originária da atividade vulcânica, a Islândia, e as ilhas ao redor, têm no movimento geológico a razão das paisagens selvagens que tanto encantam os visitantes. São geleiras, lagoas, vulcões, gêiseres, cascatas e mais de 170 piscinas geotérmicas espalhadas pelos 103 mil quilômetros quadrados do território islandês.

Reykjavík, capital da Terra do Fogo e do Gelo

Porta de entrada para a Terra do Fogo e do Gelo, a capital da Islândia é acessada apenas por avião. O principal aeroporto do país fica na cidade vizinha de Keflavík, com voos direto da Europa e Estados Unidos. Reykjavík (Reiquiavique) é a capital mais setentrional do mundo, ou seja, mais ao norte do planeta. Isso significa que, no verão, é possível ter dias seguidos de luz constante. Enquanto no inverno, os dias podem ter apenas 4h de luz natural.

Reiquiavique quer dizer “baía fumegante”, uma clara alusão a uma das atrações naturais características da região. Uma cidade pacata, sem grandes monumentos ou arranha-céus, a capital islandesa mais parece uma típica cidade do interior europeu. Não fosse pela agitada vida social, especialmente, à noite.

O que fazer em Reykjavík

Assim que você se acostumar com as várias camadas de roupas, mesmo no verão os ventos podem ser cortantes, procure caminhar pela cidade. Não se preocupe se você não soube uma palavra em islandês, no país as escolas ensinam, obrigatoriamente, 4 idiomas aos alunos, incluindo o inglês. Uma coisa que você deve saber é que a Islândia é considerada o país mais seguro e pacífico do mundo. Além de figurar no top 5 dos países mais felizes do planeta.

Sculpture and Shore Walk: independente da estação da sua viagem, aproveite para conhecer a orla de Reykjavík. Há várias esculturas pelo trajeto, incluindo o Solfar (Sun Voyager) representando um barco viking.

Rua Laugavegur: o ponto mais badalado da cidade! É na Laugavegur que estão os bares, restaurantes, boates, hostels, hotéis e tudo que você imaginar. Trata-se de uma das ruas mais antigas da cidade e o principal polo comercial da capital.

Hallgrimskírkja: é a principal igreja da cidade e a maior o país. A arquitetura da igreja, com mais de 70 metros de altura, é inspirada nas colunas basálticas da Svartifoss, uma das cascatas mais bonitas da Islândia

Harpa Concert Hall: principal centro de eventos de Reykjavík é um espaço de entretenimento variado, com ofertas de shows, concertos, filmes, entre outros. Sua arquitetura, com fachada toda de vidro colorido, foi inspirada na paisagem de basalto do país. É um dos cartões-postais da Islândia.

Fenômenos naturais

Uma viagem à Islândia não está completa sem a contemplação de um dos fenômenos naturais característicos da região. Durante o verão, o viajante deve se preparar para ter luz durante todo o dia. Nas datas mais próximas ao solstício de verão, o sol parece permanecer num pôr do sol sem fim. Este fenômeno é conhecido como Sol da Meia Noite.

Mas se a viagem ocorrer no inverno, entre outubro e março, prepare-se para, além do frio, presenciar um dos fenômenos mais incríveis do mundo. A Aurora Boreal já é motivo suficiente para viajar à Islândia! Por estar situado no Círculo Polar Árticoo país é um local privilegiado para apreciação do fenômeno. A dica é se afastar dos centros urbanos e procurar um lugar tranquilo para acompanhar a Aurora Boreal. O Grótta Lighthouse, nos arredores da cidade, é um local perfeito!

Círculo Dourado

Partindo de Reykjavík, o Golden Circle Route (Rota do Círculo Dourado) é a principal rota de turismo da Islândia. Com cerca de 300 quilômetros de extensão, o trajeto passa pelos pontos turísticos mais emblemáticos do país. A rota pode ser feita em um dia, visto que as atrações ficam próximas umas das outras. Entre os pontos do Círculo Dourado está o Parque Nacional de Thingvellir, um dos locais históricos mais importantes do país, a magnífica cascata Gullfoss e o Geysir, o primeiro gêiser catalogado do mundo!

 

Conheça a Islândia com a Viaggi Turismo! Confira o pacote especial com duração de 7 dias, incluindo hospedagem, excursões e acompanhamento de guia em português!

Converse com um de nossos consultores e explore as belezas da Islândia!

Mande seu comentário!