(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Que a Argentina é um lugar de muitos encantos, todo mundo sabe. O que poucos sabem, no entanto, é que existem lugares incríveis que vão muito além de Buenos Aires. Localizado no sudoeste do país, na cidade de Mendoza, o Vale do Uco é uma região famosa por suas vinícolas e pela exuberância de suas belezas naturais.

Vale do Uco: diversidade e tradição

A 1.500 metros acima do nível do mar, o Vale do Uco abriga paisagem variada, entre montanhas nevadas, lagos, campos, cores e aromas. Conhecido por sua atmosfera elegante, a infraestrutura acolhe como ninguém os turistas, de forma que é praticamente impossível não querer voltar. Isso também porque o Vale reúne os elementos que encantam qualquer um: bela arquitetura, boa gastronomia e incríveis paisagens.

Desvende a Alta Montanha

Apesar de ser o fator mais conhecido, as atrações da região vão muito além do vinho! Há vários outros encantos a serem desbravados no Vale do Uco. Um deles é a Alta Montanha, um passeio com diversas paradas até chegar a Aconcágua, sendo um dos mais procurados de Mendoza. O tour totaliza 400 km entre ida e volta.

Uma das primeiras paradas é a Represa Potrerillos, seguido do povoado Uspallata. A estação de esqui Los Penitentes (apenas na temporada de inverno), e o Vilarejo Las Cuevas (onde fica localizada a estátua do Cristo Redentor de Los Andes) também fazem parte das atrações. A Puente del Inca, antecede a entrada o Parque Provincial do Aconcágua, a 6.962 metros de altitude. O parque é um presente da natureza e conta com trilhas de diferentes níveis de dificuldade, agradando amadores e profissionais do alpinismo.

Pescaria argentina

E quem já imaginou uma pescaria em plena região vinícola mais famosa da Argentina? Sim, o clima do Vale do Uco é perfeito para diversas espécies de peixes. Com temperatura média em torno de 14ºC, essa experiência pode ser ainda mais enriquecedora. Os viajantes que embarcarem rumo ao Vale ainda têm a oportunidade única de pescar com mosca, cercado de natureza e da beleza do Vulcão Tupungato.

As vinícolas

Além da pesca, os lagos são essenciais para irrigar as vinícolas da região e abastecer a cidade em tempos de seca. Aliás, como faz parte da principal região produtora de vinhos do país, conhecer algumas de suas vinícolas é imprescindível para uma experiência completa! São mais de 1.000 vinícolas e diversas bodegas abertas à visitação, onde você poderá entender como funciona toda a produção, e, claro, degustar um bom vinho argentino.

A região tem tanta tradição em vinícolas que a Zuccardi Valle de Uco foi escolhida como a melhor do mundo em 2019 pela The World’s Best Vineyards Academy! Um dos destaques para o título foi sua arquitetura que se integra perfeitamente à Cordilheira dos Andes.

Os principais vinhos produzidos na região são do tipo malbec, merlot, pinot noir, semillon e torrontés. Obviamente, não podemos citar aqui todas as vinícolas existentes, mas algumas dicas são:

  • Bodega Andeluna;
  • Caro;
  • Diam’s – Bistrot & Bar à Vins;
  • Domaine Bousquet;
  • Epic;
  • La Azul;
  • Fournier;
  • Salentein;
  • Siete Fuegos.

As opções são inúmeras! Então, antes de viajar pesquise bem e escolha aquelas de sua preferência. Mas tenha certeza que nenhuma delas irá te decepcionar.

Infraestrutura e outras informações úteis

As vinícolas e olivícolas da região tem clima pitoresco e com cenário que em muitos momentos lembra o medieval. A explosão de aromas mexe com o olfato e estimula o paladar. Não é difícil imaginar que da combinação entre vinhos e azeites surja uma gastronomia rica e saborosíssima que merece ser apreciada.

A estrutura hoteleira tende a surpreender os viajantes. A maioria dos hotéis são estrelados e contam com serviço de excelência. Incluindo áreas de lazer, boa comida, serviço de quarto e a paisagem incrível da região montanhosa.

Para quem busca temperaturas mais amenas, o ideal é viajar no outono (entre março e junho)! Ou mesmo na primavera (fim de setembro a meados de novembro). Essas temporadas influenciam em menos lotação, melhores preços, maior disponibilidade de hotéis e passagens aéreas mais baratas. Cinco dias são suficientes para apreciar todos os encantos do Vale do Uco!

Viva uma experiência inesquecível no Vale do Uco com a Viaggi! Confira nossa oferta de 5 noites para a região ou monte seu roteiro exclusivo conosco. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!

Mande seu comentário!