(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Réveillon no Egito: uma viagem no tempo

Já pensou em passar o réveillon no Egito? Dar boas-vindas ao ano novo nessas terras é uma experiência fabulosa. O Egito nos fascina com seus mistérios, sua rica arquitetura e cultura milenar.

Ao passear pelas ruas do país, prepare-se para transitar entre dois mundos: no Egito convivem história e modernidade. Sua capital, a cidade do Cairo, é uma grande metrópole, de trânsito caótico como tantas outras. O que a torna única é a exuberante cultura local.

Você pode conhecer a fundo a cultura do Egito antes mesmo de visitar as pirâmides e os templos e museus. O mergulho na história começa ao caminhar pelas ruas do Bazar Khan el Khalili. 

Também é digna de nota a saudável e diversificada culinária do Egito. Alguns pratos, inclusive, são populares entre os brasileiros e facilmente encontrados pelas ruas do país. É o caso das esfihas, do kebab, do falafel e da shawarma.

1. Pirâmides de Gizé

Grandiosas construções envoltas em mistérios. As pirâmides de Gizé foram construídas há mais de quatro mil anos e, por isso, são a atração turística mais conhecida do Egito. Ficam bem próximas aos subúrbios do Cairo. A única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que resistiu ao tempo. Conheça as três pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) e aprecie a beleza da célebre esfinge.

Não faltam histórias que tentam explicar a construção das pirâmides. Há muitas teorias, mas nenhuma comprovada. Ainda é um dos grandes enigmas da humanidade. Mas o fato é que os antigos egípcios tinham bastante conhecimento de arquitetura para erguer essas obras tão imponentes.

2. Complexo Arqueológico de Abu Simbel: maravilhas às margens do Rio Nilo

O complexo arqueológico fica a três horas da cidade de Aswan, perto da fronteira com o Sudão. Os monumentos se encontram bastante preservados.

São dois grandes e imponentes templos: um é o Templo de Ramsés, com quatro estátuas enormes do faraó. O outro é o Templo de Nefertari, que leva o nome da esposa favorita de Ramsés. O tamanho da fachada e dos salões dos templos é impressionante, escavados em pedra de arenito, às margens do Lago Nasser. Abu Simbel é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

3. Templo de Karnak e Luxor: maior templo do Egito

Luxor é uma cidade que fica a aproximadamente 700 km de Cairo. O lugar abriga várias maravilhas arqueológicas e é onde está situado o Templo de Karnak. Este templo é o maior do Egito e, ainda hoje, vem sendo encontradas relíquias em suas terras.

No Templo de Karnak pode ser visto um maravilhoso espetáculo: enquanto o templo é iluminado em várias partes é contada a história sobre o lugar. O Templo de Luxor também merece uma visita, é uma bela construção erguida em homenagem ao deus egípcio Amon.

Os dois templos estão bem preservados, tornando a experiência de visitação ainda mais incrível.

4. Vale dos Reis: a última e incrível morada de vários faraós

Está situado às margens do Nilo, e é onde estão sepultados dezenas de faraós. Lá está a tumba do famoso Tutankhamon. Quando o Egito estava em seu auge de riqueza e poder, o vale foi escavado e decorado com tesouros dos antigos faraós. Porém, ao longo dos anos, o local foi saqueado inúmeras vezes. O que obviamente não tira o encanto do Vale dos Reis, uma das mais populares atrações turísticas do mundo.

5. Templo Edfu

Também conhecido como Templo de Hórus, pois foi erguido em homenagem ao deus Hórus. Nas paredes da construção há várias gravuras com histórias da divindade. Há também uma grandiosa estátua de Hórus na entrada do santuário. E não deixe de ver a barca sagrada no interior do templo.

6. Museu Egípcio

Localizado no Cairo, é o mais importante museu do Egito. Abriga mais de 120.000 artefatos antigos, incluindo os que foram encontrados na tumba de Tutankhamon. As peças são datadas de aproximadamente 2700 a.C., até a fase greco-romano.

7. Complexo Funerário de Hatshepsu: o mausoléu da rainha-faraó

Foi construído no Vale dos Reis para ser o túmulo da rainha-faraó Hatshepsut, que governou o Egito por mais de vinte anos e há várias lendas em torno de sua figura. O que torna esse passeio imperdível vai além da suntuosidade da construção. Sua arquitetura é bastante inovadora para os padrões da época.

 

Ficou com vontade de começar 2020 na terra dos faraós? Aproveite o réveillon para viajar ao Egito com a Viaggi! Veja nossas ofertas para o destino ou monte sua viagem exclusiva conosco. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem.

Mande seu comentário!