Cusco e Machu Picchu são os destinos mais associados do Peru e não é para menos, afinal, eles contam com atrações de encher os olhos e de grande valor histórico. Porém, o país reserva muitos outros lugares tão incríveis quanto esses para você conhecer. É o caso de Trujillo, cujos passeios revelam as maravilhas do norte do Peru.
Trujillo preserva um ar de cidade colonial. Antes de saber como desbravar o norte do Peru passeando por ela, é importante conhecer suas principais características. As particularidades das civilizações pré-incas Moche e Chimú estão muito presentes no local, assim como da fase colonial e republicana do país.
As influências espanholas podem ser conferidas por toda a parte, especialmente nas praças, igrejas e casarões espalhados pela cidade. Como os principais pontos turísticos estão concentrados perto da Plaza de Armas, é melhor se hospedar em um local próximo dessa atração. Caso você não esteja em busca de agito, o ideal é ficar em Huanchaco, cidade praiana localizada a 20 minutos de Trujillo. Para surfistas, a rota do surf peruana é um prato cheio.
Quais são as principais atrações de Trujilo? Veja abaixo:
Plaza de Armas
Situada no centro histórico, a Plaza de Armas é perfeita para quem gosta de se sentir imerso na cultura e história de outro país. Lá está o Monumento da Liberdade, uma escultura de mármore criada pelo alemão Edmund Muller. Você pode observar o estilo barroco dessa obra, que ajuda a embelezar a praça.
Outro marco da Plaza de Armas é a Catedral de Trujillo, a principal igreja desse destino. Chamada de Catedral Basílica de Santa Maria por muitas pessoas, ela foi construída na segunda metade do século 17. O ponto turístico possui obras de arte do vice-reinado, entre elas as telas “Santo Toribio de Mogrovejo” e “A Transverberação de Santa Teresa”. Para saber mais sobre sua história, basta visitar o Museu da Catedral. Ele tem esculturas, documentos, pinturas e objetos ligados à liturgia daquele período.
Huanchaco
Huanchaco é um balneário indicado para turistas que desejam tranquilidade. Um de seus atrativos é ver caballitos de totora, barcos típicos do local. Eles remetem a caiaques e eram utilizados como uma forma de transporte fluvial antigamente. Totora é uma planta usada para várias finalidades devido à sua resistência.
Cidadela Chan Chan
No caminho até Huanchaco você encontra Chan Chan, uma cidadela que fica a apenas 10 minutos de Trujillo. Com 24 km², ela é a maior cidade de barro do planeta e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O visual é impressionante, com praças, casas e templos piramidais belíssimos. Você pode visitar o Nik-An (Templo Schudi), um dos nove palácios de lá. Ele é tão grande que contempla ruas, escritórios, armazéns e muralhas em sua estrutura.
Huacas de Sol y de La Luna
As Huacas del Sol y de la Luna são outras atrações da região. Elas são as ruínas da civilização Moche. A maior delas é Huaca del Sol, que foi construída por aproximadamente 250 mil homens em três dias, usando 79 milhões de adobes. Apesar de não ser aberta para visitantes, é possível observar esse ponto turístico e conhecer sua história com um guia turístico.
Já a Huaca de la Luna possui templos sobrepostos feitos em épocas distintas. Ao visitá-la, você pode observar representações policromáticas destacando El Degollador, o Deus Ai-Apaec, um personagem com peculiaridades felinas.
Complexo El Brujo
Situado no Valle Chicama, o complexo arqueológico El Brujo é mais uma opção para quem curte experiências relacionadas a civilizações antigas. Este local está a 60 km ao norte de Trujillo e conta com três edificações. São elas: Huaca Prieta, Huaca Cao e Huaca Cortada. Uma das principais atrações é o túmulo de uma mulher da nobreza da civilização Moche. Conhecida como Senhora do Cao, ela teria vivido até os 25 anos de idade e governado o vale há aproximadamente 1700 anos.
Se você está interessado em desbravar o norte do Peru, fale conosco para saber como planejar uma viagem fantástica.