(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Cuidados de segurança para estudantes de intercâmbio

Fazer um curso de idiomas em outro país é uma experiência transformadora, afinal, você acaba aprendendo não só a nova língua, mas também costumes diferentes. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas de outras culturas e visitar as mais belas e interessantes atrações do destino escolhido.

A Viaggi Turismo oferece várias oportunidades de intercâmbio no exterior. Para que sua experiência seja a melhor possível, é importante conhecer alguns cuidados de segurança para estudantes de intercâmbio. Quanto mais você se prevenir, menor será a chance de passar por situações desagradáveis no exterior. 

Documentação

Antes de viajar para estudar no exterior, verifique todos os documentos necessários para realizar o curso e para ficar no país escolhido. O ideal é ter uma cópia de todos eles, inclusive da primeira página do seu passaporte, o que pode te ajudar em caso de perdas. 

Tanto na ida até o país quanto durante a sua estadia lá, leve os principais documentos ou suas cópias sempre consigo, no bolso, numa mochila ou em bolsas de mão. Dessa forma, você evita dor de cabeça se ocorrer algum extravio. 

Identificação

Mais do que estar com todos os documentos junto de você, coloque etiquetas e outras formas de identificadores em bagagens e outros objetos. Assim, será mais fácil encontrá-los se você perder algo ou for roubado. 

Vacinação

Em alguns destinos, a vacinação contra determinadas doenças é obrigatória. Por isso, confira se o país onde será o intercâmbio requer algum tipo de imunização antes de viajar. Além disso, não se esqueça de levar sua carteira de vacinação, que comprovará as precauções tomadas por você. 

Seguro Saúde

Como não são todos os países que oferecem um sistema de saúde acessível e de qualidade, é fundamental se prevenir para evitar gastos exorbitantes se você se sentir mal no exterior. O Seguro Saúde serve justamente para isso, disponibilizando a cobertura de despesas médicas, hospitalares, odontológicas e farmacêuticas. Ao escolher um serviço, verifique o que ele abrange em casos de emergência. 

Dinheiro

Nunca deixe todo o seu dinheiro no mesmo local, mesmo que seja com você ou escondido onde você estiver morando. O mais indicado é levar diferentes formas de dinheiro, como cédulas e cartões de crédito e débito. Dessa maneira, você não perderá tudo se tiver deixado cada um em um local. 

Ao caminhar pelas ruas, não carregue quantias muito altas de dinheiro vivo. Por isso, planejar o roteiro antes de sair da sua habitação é primordial. Caso faça planos para ir a museus ou outros pontos turísticos que não têm entrada gratuita, pesquise o valor e separe um pouco mais para caso surjam imprevistos ou para alimentação e transporte. 

Cuidado com desconhecidos

Fazer amizades é uma das partes mais bacanas de um intercâmbio. Porém, fique sempre atento e mantenha a cautela ao interagir com estranhos, o que vale para qualquer país. 

Uma dica importante é deixar alguém de confiança informado sobre o seu paradeiro, o que pode ser muito útil em situações emergenciais. Se você não estiver seguro o bastante para compartilhar essas informações com alguém do país, informe parentes e amigos daqui.

Cuidados básicos de segurança

Quando passear, evite passar por lugares muito isolados, principalmente à noite. Além disso, sempre pesquise o nível de perigo de cada região e ponto turístico, confirmando com pessoas que moram no local se as informações procedem. 

Por mais que a cidade do seu intercâmbio seja segura, não dê moleza para o azar. Utilize o celular nas ruas e nos pontos turísticos só quando necessário e sem chamar a atenção. E já que estamos falando de celular, mantenha-o sempre com internet, já que isso pode te auxiliar em emergências.

Agora que você tem as principais dicas de segurança para viajar com tranquilidade, clique aqui para solicitar um orçamento de intercâmbio conosco. 

Mande seu comentário!