(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Descubra as delícias da Bulgária

Experimentar os pratos típicos de um país deixa qualquer experiência muito mais memorável. Você pode descobrir as delícias da Bulgária viajando para lá, mas dá para se preparar conhecendo o que os búlgaros costumam comer. Para isso, preparamos uma listinha com as comidas que você não deve perder na sua viagem. 

A gastronomia dos Balcãs e do Império Otomano influenciaram os pratos da Bulgária. Em geral, ingredientes como frutas frescas, saladas, sopas frias e carne assada são mais consumidos durante o verão e a primavera. Já nas épocas mais frias do ano, é comum o consumo de saladas com alimentos em conserva e carne embutida, como salame, além de assados e ensopados. 

Temperos fortes e marcantes também conferem um sabor especial à comida da Bulgária, que é muito diversificada e contempla iguarias e opções para os mais distintos paladares. Além disso, carne de porco, frango ou cordeiro tendem a ser usadas em especialidades salgadas. Mas quem não come carne não precisa se preocupar, pois muitos pratos possuem queijo branco, usado como acompanhamento nas refeições, junto de pão de forma. 

Quais são as principais delícias da Bulgária?

Iogurte búlgaro

O iogurte búlgaro é bem popular entre as delícias do país. Feito com ingredientes comuns na região, como pimentões, batatas, berinjelas e pimenta negra, o iogurte é considerado um dos responsáveis pela longevidade da população búlgara.

É a partir do iogurte que os búlgaros fazem o katak, que também leva leite, queijo de ovelha, manteiga e alho. Ao ser misturado com água, o iogurte forma ainda o ayran, uma bebida típica do local. 

Banica

Uma iguaria bastante popular entre nativos e visitantes é a banica, um tipo de massa folhada produzida em tamanhos diferentes. Você pode encontrar este alimento com recheios doces, mas os salgados costumam ser mais frequentes, principalmente com queijo sirene. 

Sarma

Um dos pratos características do país é o sarma, uma espécie de sushi búlgaro. Assim como na receita de sushi japonês, o arroz fica rodeado de folhas – de uva ou couve, neste caso. Porém, diferentemente do sushi convencional, o sarma é servido quente. 

Banitsa

Este alimento é uma espécie de tarte existente até antes mesmo do surgimento do país. Trata-se da massa búlgara mais popular, sendo passada de geração em geração. As pessoas têm o costume de comer o prato na véspera de Ano Novo.

Ao viajar para a Bulgária, você pode experimentar banitsa enrolada ou numa disposição parecida com a de uma lasanha. Esta comida pode ser doce ou azeda, com ou sem carne. O mais comum é achar na versão com queijo feta branco. 

Mekitsa

Para fechar as dicas de delícias da Bulgária, vamos terminar falando sobre uma sobremesa típica do país. Mekitsa também está presente na culinária da Romênia e da Sérvia, mas é um dos principais doces búlgaros. A massa é similar à usada em donuts, mas não há um buraco no meio e pode ter diferentes formas, desde um laço até pequenas bolas. 

Deixamos você com água na boca? Então, fale conosco para planejar sua viagem à Bulgária, onde você poderá aproveitar todos os pratos que indicamos. 

Mande seu comentário!