(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Saiba como praticar um idioma depois de fazer intercâmbio

Quem viaja para outro país com a intenção de estudar um idioma, seja para aprender uma nova língua ou se aperfeiçoar, tem a oportunidade única de vivenciar experiências incríveis. Mas depois que o intercâmbio acaba e os participantes voltam ao seu país, nem todo mundo continua praticando. 

Para você não travar na hora de falar depois de voltar da sua viagem de imersão em outro país, é importante saber como praticar um idioma depois de fazer intercâmbio. Os conhecimentos adquiridos não vão sumir da sua mente sem prática, mas certamente você terá mais dificuldade para lembrar algumas coisas e se sentirá “enferrujado”, independentemente da língua. 

Contato com pessoas do intercâmbio

Quando você viaja para um país diferente, conhece muitas pessoas que podem virar amigas a partir da experiência. Num intercâmbio, isso é ainda mais fácil de acontecer, afinal, dificilmente você não cria laços com colegas de classe e até professores. 

Depois de voltar da viagem, tente manter contato com algumas dessas pessoas, conversando sempre que possível com elas via Skype ou por chat. Ao manter o hábito de bater um papo com seus amigos estrangeiros sempre que possível, conversando como faz com seus outros contatos, você pratica o idioma sem nem notar.

Acesse conteúdos no idioma em questão

Mantenha o hábito de ler notícias, assistir a filmes e séries ou ouvir músicas e podcasts no idioma que você deseja praticar. Mesmo não falando mais com tanta frequência, você consegue absorver muita coisa da língua estrangeira. Além disso, fazer isso é uma maneira de estar por dentro de tudo que acontece na cultura do país visitado, ainda que distante. 

Evite traduzir os conteúdos e faça como se você estivesse lá. Assim como deve ter agido durante o período de imersão, você precisa absorver tudo sem o apoio de dicionários e tradutores. Lembre que muita coisa pode ser compreendida se você focar no contexto das mensagens. 

É possível priorizar o acesso a conteúdos de seu interesse, o que deixa o esforço mais agradável. Esse tipo de prática ajuda a treinar sua mente a escutar e ler na língua escolhida, acostumando os olhos e os ouvidos. 

Faça cursos de conversação

Uma boa pedida é procurar por um curso que ofereça aulas focadas apenas em conversação. Essa é uma forma de praticar como se você estivesse fazendo as aulas em outro país e ainda aperfeiçoar seus conhecimentos referentes ao uso da língua. Dependendo do curso, há até a possibilidade de fazer isso on-line, sem precisar sair de casa.

Use aplicativos de conversação

Sabia que existem diversos aplicativos voltados para quem deseja conversar com pessoas nativas de outras nações? Muitas opções são como uma simples plataforma de diálogo virtual, como o WhatsApp, em que você pode interagir com gente de diversos locais, inclusive fazendo novas amizades. 

Praticamente todos os apps para conversação com estrangeiros estão disponíveis tanto em Android quanto iOS. Alguns deles são: Hello Talk, Tandem, Hello Pal, Greengow e Busuu. Procure por eles no seu celular e comece a testar para ver com qual você se adapta melhor. 

O domínio de um idioma depende muito do seu esforço e comprometimento. Siga nossas dicas para continuar praticando depois do intercâmbio. Assim, você estará bastante à vontade para quando novas oportunidades de viajar surgirem. E quando definir o próximo destino, fale conosco para planejar a experiência. 

Mande seu comentário!