(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Descubra as melhores comidas típicas de Portugal

Quem já foi a Portugal sabe como as delícias de lá fazem qualquer viagem valer a pena. Se você está planejando ir para o país assim que a pandemia da Covid-19 passar, é bom conhecer as melhores comidas típicas portuguesas, para você procurar por elas quando chegar ao destino. 

A gastronomia portuguesa é rica e composta por ingredientes bastante diversificados. A culinária é marcada pela dieta mediterrânea, que inclui peixes, frutos do mar e legumes. Além disso, Portugal destaca-se por produzir azeite de oliva, azeitona e muitos vinhos irresistíveis. 

Os principais pratos típicos de Portugal

1. Bacalhau

Uma das comidas mais associadas ao país, o bacalhau é o peixe que os portugueses mais consomem (e não só na Páscoa, como muitos brasileiros). Ele é preparado de diferentes maneiras, incluindo bolinhos, geralmente servidos como entrada. Há até pessoas que costumam comer o alimento cru, como se fosse um ceviche. 

Também é possível consumir bacalhau como um prato principal, podendo ser servido com natas, assado com batatas, com broa ou frito. Por ser mais barato que a carne de gado na maioria das vezes, esse peixe é muito utilizado nas refeições dos portugueses. E além de ser muito apetitoso, o bacalhau oferece inúmeros benefícios à saúde, pois tem baixo teor calórico e é rico em proteínas, vitaminas, cálcio, sódio, fósforo, magnésio e Ômega 3.

2. Sardinha

Falando em peixe, a sardinha é outro alimento que está nos pratos dos portugueses com frequência. Em geral, essa comida é servida assada na grelha, acompanhada de pimentões verdes assados e batatas cozidas. As festas de São João e de Santo Antônio costumam ter bastante sardinha para os participantes. 

3. Cozido à portuguesa

Os nativos do país estão acostumados a comer um cozido que consiste em feijão, batata, couve, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de nabo, morcela e chouriço. Este prato é muito tradicional, mas nem todo brasileiro se sente atraído pela mistura, que é bem forte. 

4. Francesinha

Apesar do nome remeter a outro país, a francesinha é uma comida típica portuguesa que os visitantes costumam adorar. Ela foi criada no norte de Portugal e a região do Porto é onde as pessoas mais encontram essa delícia. A receita leva ovo, bife, pão, linguiça, bacon, queijo, presunto e molho com tomate, pimenta piri-piri e vinho do Porto. Batatas fritas acompanham o prato. 

5. Arroz de feijão, de pato e de tomate

Em Portugal, é comum as pessoas comerem arroz de feijão, que é uma mistura de arroz com feijão acompanhada de carnes, incluindo peixe. Há ainda o arroz de pato, que se assemelha a um risoto, incluindo carne de pato no arroz, que é levado ao forno e depois servido com chouriço por cima do prato. Por sua vez, o arroz de tomate é um arroz feito com molho de tomate e tende a acompanhar peixes e outros tipos de carnes. 

6. Queijo Serra da Estrela

Este queijo possui uma casquinha na parte externa e é bem cremoso na parte de dentro. Por ser o queijo mais antigo de Portugal, o queijo Serra da Estrela é considerado uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. 

7. Broa

Quem visita o país acaba comendo broas aonde quer que vá. Este alimento é um pão de milho e centeio, servido geralmente como entrada de refeições. Também há lugares que oferecem a broa ralada sobre peixes, inclusive o bacalhau. 

8. Pastel de nata

Você deve estar se perguntando: e o pastel de Belém? Aqui essa sobremesa saborosa tem se popularizado bastante e lá é conhecida como pastel de nata ou apenas nata. Em Portugal, o único pastel de Belém chamado assim é o que servem em Lisboa, na região de Belém. Já no resto do país, é só pedir o pastel de nata em praticamente qualquer local, desde restaurantes até padarias. O prato é cremoso por dentro com uma casquinha por fora e um sabor muito suave.

Se você ficou com água na boca, então comece a se planejar para ir a Portugal e provar todos esses pratos em suas receitas originais. Fale com um de nossos agentes para saber como organizar sua viagem para esse destino, onde você poderá aproveitar não só os pratos típicos, mas também os diversos pontos turísticos incríveis que o país possui.

Mande seu comentário!