(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Conheça os costumes budistas da Tailândia

A Tailândia possui paisagens de tirar o fôlego de qualquer visitante. Seu clima é quente e o povo hospitaleiro, perfeito para fazer viagens longas e aproveitar cada segundo nesse país cheio de belezas naturais. Como o Budismo predomina no destino, é importante conhecer os costumes da Tailândia antes de viajar.

Enquanto viagens não são indicadas durante as medidas de prevenção contra o novo Coronavírus, é possível aproveitar a oportunidade para ficar sabendo todos os detalhes dos costumes que você encontrará no país quando tiver a chance de ir até lá, incluindo práticas que devem ser respeitadas por estarem associadas ao Budismo. 

Lembre-se de tirar os sapatos ao entrar em locais

Assim como vemos em muitos filmes japoneses, por exemplo, entrar em casa ainda utilizando os sapatos pode ser um grande erro para quem visita a Tailândia. Além disso, alguns estabelecimentos também cobram essa atitude e é sempre bom estar atento para não acabar cometendo nenhuma gafe.

Esse hábito se dá devido à crença de que, ao entrar em um local com sapatos, você acaba trazendo as impurezas do exterior para o interior, causando um desequilíbrio no ambiente de convívio social.

Nem pense em apontar com os pés

Da mesma maneira que os calçados não são vistos com bons olhos, é sempre importante lembrar que não se deve fazer nenhum gesto de sinalização com os pés, principalmente quando o alvo é a estátua ou imagem de Buda. Esse gesto é considerado como algo de extremo desrespeito.

O modo correto é sentar com as pernas dobradas, apontando seus pés para o lado de fora dos templos, não permitindo que suas pontas estejam viradas para a imagem de Buda.

Use as roupas adequadas

Assim como em outras partes do mundo, existem alguns lugares, como igrejas e templos, que exigem determinada roupa para que você possa entrar. Na Tailândia não é diferente: você precisa usar calças, saias ou vestidos longos, além de preferir peças que cubram os seus ombros. Em alguns locais da Tailândia, há templos que oferecem camisetas e tecidos para que o visitante cubra essa parte do corpo.

Respeito para com a Família Real

Na Tailândia, não é só a imagem de Buda que é muito respeitada. A Família Real também exige respeito e tem seus símbolos espalhados pelos mais diversos locais do país. Quem for pego desrespeitando figuras de máxima autoridade poderá acabar sofrendo as consequências e isso também se aplica aos turistas.

Evite demonstrações de afeto em público

Embora no Brasil seja muito comum vermos pessoas se abraçando, dando beijos nas bochechas e andando de mãos dadas, ao chegar à Tailândia isso pode acabar sendo visto de uma maneira desrespeitosa. Para evitar uma situação constrangedora, é melhor deixar as carícias para um lugar mais reservado. 

Falando em toque, mesmo que pareça ser um gesto bastante inocente, na Tailândia pode ser considerado inadmissível tocar a cabeça de uma pessoa. Segundo as crenças locais, essa parte do corpo está diretamente ligada com a alma humana e não pode ser contaminada por fatores externos.

Agora que você conhece os principais costumes praticados na Tailândia, incluindo os relacionados ao Budismo, é só se preparar e lembrar as nossas recomendações quando for para esse destino incrível. Quer planejar sua viagem? Fale conosco para ter a melhor assistência!

Mande seu comentário!