(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

Dicas de passeios na Chapada das Mesas

No meio do Maranhão, está escondida uma beleza natural com bastante vida e diversidade. O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um lugar que vem ganhando destaque entre os amantes de destinos que proporcionam maior contato com a natureza. Se você deseja dicas de passeios na Chapada das Mesas, veio ao lugar certo!

Um local repleto de cachoeiras, esculturas naturais de tirar o fôlego e pinturas rupestres, o parque foi criado em 2005 – o mais novo parque nacional do Brasil. O lugar é composto por grande cânions, formações rochosas, florestas, cachoeiras, piscinas naturais e cavernas. 

Onde fica a Chapada das Mesas?

No sudeste do Maranhão, beirando a fronteira de Tocantins, o Parque Nacional Chapada das Mesas fica a 840 km de São Luís, capital do estado. Isso significa que o local se encontra em uma região afastada e praticamente isolada do Brasil. 

A Chapada das Mesas é um polo turístico encantador, cercado de balneários e cachoeiras incríveis. Além disso, o destino recebe muitas visitas dos moradores locais que já conhecem e aprovam a beleza do lugar.  

A melhor época para fazer as malas e desbravar a chapada é de agosto até meados de maio. Isso porque o local recebe um nível alto de chuva no inverno, sendo difícil visitar as cachoeiras locais. Já no verão, é possível tomar aquele banho nas águas do local e aproveitar a beleza incrível das belas cachoeiras.

O que fazer na Chapada das Mesas?

Antes, um aviso: se você pretende conhecer cada canto do local, reserve pelo menos cinco dias para tornar isso possível. Também é recomendado fazer a reserva do seu hotel com antecedência, para garantir a melhor opção de estadia.

O santuário abriga belezas incríveis por todo lugar. As mais convidativas são as trilhas que levam a cachoeiras exuberantes. No trajeto, é possível observar aves raras, cerrado e uma natureza que proporciona fotos únicas. 

Portal da Chapada 

O Portal da Chapada possui um pico com uma das vistas mais belas da atração. Trata-se do Portal da Chapada das Mesas, que está a 70 metros mais alto que todo o resto da região. É formado naturalmente por um buraco no meio das rochas. Ele proporciona uma visão panorâmica da região. 

Reservas d’água: Encanto Azul e Poço Azul 

Caso seja fã de água, você não irá se decepcionar. A área da Chapada das Mesas é muito rica em grandes reservas d’água. Encanto Azul é um dos passeios mais bonitos do local, com uma nascente de água cristalina e algumas pedras rochosas. Você pode nadar junto aos peixes, de tão limpa e clara que é a água do lugar. 

Como em Encanto Azul, há o Poço Azul, também conhecido como Cachoeira do Cocal. O lugar conta com águas mornas e cristalinas. 

Principais cachoeiras da Chapada das Mesas 

Cachoeira de Santa Bárbara: possui uma queda de 70 m e tem formato de santa, devido a uma pedra que divide a água em duas.

Cachoeira Santuário da Pedra Caída: despenca entre um cânion com milhões de anos de erosão, o que proporciona a inigualável beleza do lugar. 

Cachoeira da Caverna: para chegar até a cachoeira, é necessário cruzar uma caverna inundada, mas o banho vale a pena. 

Cachoeira Capelão: as águas desta cachoeira possuem cor degradê, sendo uma linda mistura do azul e marrom.

Pedra Caída

Você também precisa conhecer a Pedra Caída, um santuário dentro da Chapada das Mesas que abrange uma variedade de quedas d’água. A principal delas tem uma queda de mais de 46 metros de altura. No local, você também pode praticar diversas atividades radicais, como rappel e tirolesa – uma das mais altas e longas do país, atingindo 1.400 metros de comprimento e mais de 298 metros de altura). 

Quer conhecer esse lugar incrível? Entre em contato com a gente! Nós te ajudamos a organizar uma viagem inesquecível para o Parque Nacional da Chapada das Mesas e para outros destinos incríveis.

Mande seu comentário!