(45) 3035.1801 viaggiturismo@viaggiturismo.com.br

A Itália possui uma das culturas mais ricas e fascinantes do mundo. A gastronomia, a música e a arquitetura de lá são alguns dos aspectos que mais chamam atenção dos turistas. Cada canto do país é uma oportunidade de conhecer a história viva, incluindo em Salerno, que oferece passeios inesquecíveis.

De norte a sul, as paisagens são as mais belas, incluindo praias, montanhas, ilhas, museus, praças e uma variedade de pontos turísticos que são dignos de cartão-postal. Roma, Toscana e Veneza são alguns dos destinos italianos mais procurados pelos visitantes, mas se você é daquelas pessoas que gostam de pensar fora da caixa e busca conhecer lugares que fogem do óbvio, nossa dica de hoje é Salerno. 

Uma cidade de porte médio – cerca de 130 mil habitantes -, Salerno é uma comuna localizada na Campânia, região do sul da Itália composta por cinco províncias. Geograficamente, é um local de fácil acesso e está a 266 km da capital Roma. 

Os meses de junho a setembro costumam ser os mais quentes, enquanto janeiro e dezembro apresentam temperaturas mais baixas. Em geral, o clima é bem agradável durante todo o ano e você encontra vários lugares interessantes para conhecer. 

Os principais passeios de Salerno 

Castelo de Arechi

O Castelo de Arechi é um castelo medieval localizado no topo do Monte Bonadies, a 300 metros acima do nível do mar e rodeado pela vegetação mediterrânea. O nome está associado ao Príncipe Arechi II, que usou o local de grandes muralhas como fortaleza durante a guerra grego-gótica. 

A arquitetura do castelo tem uma secção central protegida por torres, unidas por uma parede ameada, o que já faz a visita valer a pena. Além disso, a mansão está rodeada por um parque com trilhas ecológicas e vista para o mar. No local, você também encontra um museu onde estão expostas armas, cerâmicas, vidros e moedas que contam a história das guerras, da caça, das relações comerciais e dos antigos ofícios da história da região.

Catedral de Salerno (Catedral de São Mateus)

A Catedral de Salerno, também conhecida como Catedral de São Mateus, foi construída em 1076 sobre as ruínas de um antigo templo romano. A construção só foi finalizada e consagrada em 1085, pelo Papa Gregório VII. O local foi erguido no centro de Salerno. Sua criação ocorreu para homenagear o apóstolo São Mateus, padroeiro da cidade, cujo túmulo está enterrado abaixo da catedral. 

Segundo as histórias contadas por estudiosos e pelos moradores, acredita-se que a Igreja tenha sido o salão principal da Scuola Medica Salernitana, a primeira instituição médica importante na Europa. 

Lá você também encontra a Capela dos Cruzados, onde as armas dos cruzados eram abençoadas antes de partirem para as missões. É um dos locais mais visitados da região e um dos mais bonitos. 

Centro histórico de Salerno 

O passeio pelo centro histórico da cidade não pode faltar, principalmente na rua dos mercadores. Ela é o principal local de comércio da cidade, onde você vai encontrar de tudo. As ruas estreitas, arquitetura medieval bem preservada e as casas com as clássicas varandas são algumas das características que tornam o lugar bonito e acolhedor e te transportam para a era medieval. É uma verdadeira viagem na história! 

Museu Arqueológico Provincial

O Museu Arqueológico Provincial é conhecido no mundo todo por abrigar a cabeça de Apollo em bronze. Os moradores contam que ela foi encontrada por pescadores locais embaixo d’água na década de 1930. Esse fato atrai muitos turistas ao museu anualmente. Além disso, o lugar exibe os achados das escavações arqueológicas da região, com diversos objetos e artefatos cheios de história. 

Se você ficou curioso para conhecer esses lugares, a Viaggi Turismo pode te ajudar, basta entrar em contato conosco.

Temos uma oportunidade perfeita para você conhecer Salerno. Clique aqui para saber mais!

Mande seu comentário!